Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

Biografia

Tonecas Prazeres

Compositor, guitarrista e intérprete, Tonecas Prazeres nasceu na Ilha do Príncipe em Maio de 1963.

Passou a infância entre São Tomé e Príncipe e Angola. Oriundo de uma família onde a música esteve sempre presente, aos 16 anos iniciou a sua carreira cantando e tocando guitarra no grupo de jovens “Canucos das Ilhas Verdes”, com Kalú Mendes e Vizinho, sob a orientação do maestro Felício Mendes.

Em 1984, viajou para Lisboa para estudar Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, curso que não chegou a concluir, pois a música falou mais alto…

Assumiu em 1990 a sua carreira a solo, com a participação num grande concerto na Aula Magna – Lisboa, ao lado de Rui Veloso e Mariza, com o Projeto Dêxa, de onde surgiu a oportunidade de mostrar a sua música em vários países tais como: Itália, Macau, Angola e Espanha.

Tonecas Prazeres & AfroVungo Project

Tonecas Prazeres & AfroVungo Project

Um disco eclético com 10 temas (cinco originais e cinco clássicos da música são-tomense)

Novo CD

Banda AfroVungo Project

A base do disco foi elaborada pela banda AfroVungo Project, com arranjos e direção de Tonecas Prazeres e Eduardo Mingau (bateria), Nelson Barbosa (baixo) e Virgílio Gomes (guitarra). O disco conta ainda com as participações-especiais do ex-trovante Luís Represas, do angolano Don Kikas, do saxofonista moçambicano Otis, do cantor e guitarrista são-tomense Filipe Santo, bem como do também músico e co-produtor moçambicano Costa Neto.


Filmagens do "videoclip" do tema "Sant City" em São Tomé e Príncipe

Projetos musicais com vários artistas

Teve várias participações em projetos musicais com vários artistas da lusofonia e tem representado São Tomé e Príncipe em Portugal e no Resto do Mundo

O ritmo frenético da guitarra e a força da sua voz confere aos espetáculos uma empatia contagiante

Dos seus trabalhos de originais, destacam-se os temas: Sant City e Fiá Ibibá (estilo dexa) que define o seu perfil musical e o projeto que tem desenvolvido de promoção e divulgação da música são-tomense.
No seu percurso, destacam-se várias participações em representação da lusofonia e de São Tomé e Príncipe em festivais de prestígio internacional: "Cantos na Maré" em Fortaleza – Brasil (Setembro 2009), "Nossa Língua, Nossa Música" – Brasil (Abril 2010), "City of London Festival" – Londres (Junho 2010), "Gala do 15º Aniversário da RDP África" – Lisboa (Abril 2011), "III Bienal de Culturas Lusófonas" – Odivelas (Maio 2011). "Concerto da Lusofonia na Assembleia da República Portuguesa" - Lisboa (Abril 2015), "African Day" – China, Taiwan (Maio 2015), Festival Música da CPLP – Timor Leste (Julho 2015), entre muitos outros.

Novo trabalho discográfico

Tonecas Prazeres acaba de finalizar o seu trabalho discográfico, abraçando o desafio de trazer para a atualidade a música étnica de São Tomé e Príncipe (socopé, ússua, dexa, bula-uê, puita e rumba) com outras influências musicais que teve ao longo da sua carreira, tais como o jazz, reggae, salsa, blues, entre outros, bem como a reedição de grandes compositores do repertório são-tomense dos anos 60, 70 e 80.